
O futebol ganhou uma nova cor de cartão. A Federação Romena de Futebol (FRF) criou o chamado cartão preto, que poderá ser utilizado pelos árbitros para encerrar partidas quando comportamentos abusivos de pais e torcedores persistirem nas arquibancadas.
A novidade será aplicada inicialmente nas categorias de base, abrangendo competições do sub-7 ao sub-16. O objetivo é combater episódios de violência, ameaças, insultos e outras atitudes inadequadas durante os jogos envolvendo crianças e adolescentes.
Ao contrário dos tradicionais cartões amarelo e vermelho, o cartão preto não é mostrado a jogadores, treinadores ou integrantes das comissões técnicas. Ele é direcionado às situações provocadas pelo público e representa a decisão do árbitro de encerrar definitivamente o confronto.
Segundo a Federação Romena, o país é o primeiro a adotar um cartão específico para esse tipo de ocorrência.
Antes de encerrar uma partida, o árbitro deverá seguir um protocolo dividido em três etapas.
Na primeira ocorrência de comportamento inadequado, o jogo será interrompido temporariamente e os treinadores serão orientados a conversar com os torcedores envolvidos.
Se os problemas continuarem, o árbitro fará uma segunda paralisação, desta vez por dez minutos, e os jogadores serão encaminhados aos vestiários.
Caso as agressões, ameaças ou ofensas persistam após a retomada da partida, entra em cena o cartão preto. O árbitro apresenta o cartão e encerra definitivamente o jogo.
Entre as situações que podem levar à adoção do protocolo estão insultos e ofensas contra jogadores, treinadores e árbitros, além de empurrões, agressões e confrontos físicos ou verbais entre os próprios torcedores.
Além do encerramento da partida, os envolvidos poderão enfrentar outras punições previstas no regulamento disciplinar da federação.
As penalidades podem incluir multas entre 2 mil e 4 mil euros, além da suspensão de licenças por períodos que variam de um a três anos.
Por enquanto, a novidade está restrita às competições de base organizadas pela Federação Romena de Futebol e não representa uma mudança geral nas regras internacionais do futebol.

Compartilhar Notícia