Imagem da notícias

Profissionais de saúde de Lauro de Freitas iniciam Campanha Dezembro Vermelho - LFTV

2 de dezembro de 2021

No Dia Mundial de Combate à AIDS, equipes das unidades de saúde de Lauro de Freitas deram início às atividades da Campanha Dezembro Vermelho

Durante este mês ocorrerão ações de conscientização sobre HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com programação intensa em diversos locais da cidade. Nesta quinta-feira (02) a estratégia da campanha será colocada em prática na Praça de Portão, a partir das 8h. A população poderá realizar o teste rápido, receber orientações e preservativos femininos, masculino e gel lubrificante.

Os profissionais envolvidos nas ações de saúde passaram por capacitação sobre as definições da campanha, conforme comentou o diretor do CTA, Djair de Deus. “Agora vamos partir para as atividades extramuros, quando levaremos os serviços realizados diariamente pelo CTA e pelas unidades de saúde até a população. Isso é importante para o diagnóstico precoce e para ampliar o conhecimento do público em relação à doença”, contou.

Ele comentou, ainda, que durante o ato de abertura os presentes foram brindados com um kit prevenção. “Entregamos também aos profissionais o kit simbólico, composto por autoteste, camisinha e lubrificante. É um material já conhecido pelos trabalhadores e que também está disponível em todas as unidades de saúde”, declarou.

Já Daniel de Assis, diretor da Vigilância Epidemiológica da Sesa, reforçou as atividades durante o Dezembro Vermelho. “Teremos aconselhamento, testagem e distribuição de insumos, como preservativos e gel lubrificante. Além da nossa campanha educativa, onde compartilharemos informações relacionadas a pessoas que tiveram contato sexual desprotegido ou profissionais de saúde que tiveram contato com material perfuro cortante durante as atividades. Vamos reforçar que esse serviço é disponibilizado na UPA de Itinga. O nosso foco é a prevenção e conscientização”, explicou.

O munícipe que testar positivo durante a campanha será encaminhado ao CTA para a realização de exames complementares e, se necessário, consulta especializada e início do tratamento na unidade. Mais informações através do telefone 71 3369-9940.

Ações Dezembro Vermelho

Durante todo o mês equipes de Saúde da Família terão como foco a prevenção, detecção e diagnóstico de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Além das medidas de precaução, serão ofertados conhecimento e medidas de enfrentamento às IST’s no Espaço Cidadão e Colégio Estadual Agostinho de Deus (Itinga), Estação de Metrô (Terminal Aeroporto), Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão e Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (Centro), agências bancárias, entre outros, em dias e horários a serem divulgados em breve.

Intitulada “Dezembro Vermelho”, a campanha tem por objetivo conscientizar a população em relação ao tratamento precoce do HIV e das demais IST’s. Dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde por causa do Dia Mundial de Combate à Aids.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV