Imagem da notícias

Covid: Sem novos casos, Lauro de Freitas desmobiliza unidade referência no tratamento da doença - LFTV

4 de maio de 2022

Com palavras emocionadas, a prefeita agradeceu o empenho de todos os profissionais que atuaram na unidade durante seus dois anos de funcionamento. “Quero agradecer a todos os profissionais de saúde que se esforçaram para acolher e cuidar de milhares de atingidos pela Covid-19, não só de Lauro de Freitas, mas pessoas de toda a Região Metropolitana que passaram por aqui. Vocês foram verdadeiros guerreiros!”.

O Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI) teve leitos desmobilizados pela falta de casos de Covid-19 em Lauro de Freitas. O anúncio da desativação da unidade de saúde referência no tratamento e diagnóstico da doença na cidade foi feito aos profissionais que atuavam no local pela prefeita Moema Gramacho na manhã desta terça-feira (03).

Após o fechamento, o espaço onde funcionava o PASAI será submetido a desinfecção e passará por reforma, segundo a gestora. “Graças a Deus, ao trabalho dos profissionais de saúde e à vacina, estamos há alguns meses sem novos casos de Covid. Então, não há como justificar o funcionamento de um espaço exclusivo para o tratamento da doença, com toda essa infraestrutura. Só para exemplificar, já chegamos a atender cerca de 350 pessoas por dia. Atualmente esse número não chega a 30 pessoas, e nem são pacientes de Covid”, explicou. O destino do prédio será definido em breve, após escuta popular e reuniões com órgãos competentes da área da saúde. 

Com palavras emocionadas, a prefeita agradeceu o empenho de todos os profissionais que atuaram na unidade durante seus dois anos de funcionamento. “Quero agradecer a todos os profissionais de saúde que se esforçaram para acolher e cuidar de milhares de atingidos pela Covid-19, não só de Lauro de Freitas, mas pessoas de toda a Região Metropolitana que passaram por aqui. Vocês foram verdadeiros guerreiros!”. A prefeita salientou que se houver aumento no número de casos da doença no município, o PASAI será reativado para atender a população.

O secretário municipal de saúde, Augusto César Pereira, contou que enquanto gestão, a desativação da unidade representa um momento doloroso. Mas os resultados obtidos na unidade de saúde, através das vidas salvas e dos milhares de atendimentos, reforçam a importância do trabalho realizado no local. “Hoje podemos dizer que estamos livre da Covid, e tenho certeza que toda a população está feliz por isso e entende o fechamento desse ciclo”, contou. 

O médico Iago Vitena, que atuou no PASAI por cerca de um ano e meio, contou que essa foi uma oportunidade marcante que levará para toda a vida. “O PASAI forneceu um excelente trabalho em Lauro de Freitas. Ouso dizer que essa foi uma das melhores unidades de saúde que o município já teve, talvez uma das melhores da Região Metropolitana. Foi uma batalha muito forte vencida por toda essa equipe que muito se empenhou. Para nós, fica a sensação de dever cumprido”, disse. 

Inaugurada em abril de 2020, a unidade de saúde realizou mais de 70 mil atendimentos e registrou 25 óbitos, sendo uma referência no tratamento de pacientes com síndromes gripais e respiratórias no município, segundo Gil Jaraguá, coordenador da unidade. 

No período, o equipamento realizou exames para diagnóstico da Covid-19, raio-X, análises laboratoriais e eletrocardiograma. O PASAI contou com 200 colaboradores, entre médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e administrativo. 

Com a desmobilização do PA, quem precisar de atendimento médico deve se dirigir ao Pronto Atendimento Nelson Barros, situado na Unime, no Centro. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV