Imagem da notícias

Educação: Estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas usam tablets para produzir vídeos em curso de qualificação profissional em audiovisual - LFTV

9 de maio de 2022

‘Câmera, ação’. Depois do comando, silêncio total para que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Cadetes Mirins, em Lauro de Freitas, possam treinar as habilidades aprendidas no curso de qualificação profissional em audiovisual, com a utilização de tablets.

A atividade prática aconteceu na tarde desta quinta-feira (05), à sombra das árvores da PEC 3000, na Itinga. No local, os garotos também aprendem durante as aulas teóricas noções de enquadramento, áudio, roteiro e iluminação. O conteúdo é parte do programa obrigatório na grade curricular, que prevê 320 horas de aulas com conteúdo como produção, edição, elaboração de roteiros e atuação, entre outros.

“A oferta de cursos profissionalizantes aos concluintes do ensino fundamental e da EJA faz parte de um projeto da secretaria para prepará-los para o mundo do trabalho”, informa a titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Vânia Galvão.

Concentrada no seu papel, Letícia Gomes, 14 anos, conta que esta é a primeira vez que ela tem contato próximo com recursos áudiovisuais e está entusiasmada com o curso.  “Eu sinto que estou adquirindo mais conhecimento e vou levar isso para minha vida profissional. Desde que iniciei aqui desenvolvi habilidades como a oratória e também me enturmei melhor com meus colegas”, falou.

Organizando os personagens, falas e ângulos, a roteirista Giovanna Bandeira, 14 anos, conduzia os colegas para que a gravação saísse perfeita. A história ensaiada minuciosamente, retrata uma adolescente que engravida de forma prematura e sofre as consequenciais sem o apoio do pai da criança.

“Eu adoro lidar com artes, desde pequena faço teatro e trouxe muito do que aprendi lá para aqui. Eu pretendo estudar cinema, então é um bom começo para mim”, avalia.

Sob supervisão da coordenadora do departamento, Gabriella Santana, o curso será realizado até novembro, com aulas ministradas pelos professores Luciano Oliveira, Cristiane Andrade, Edy Mabel Carvalho Silva e Maria Auxiliadora dos Santos Pereira.

“A ideia é que os estudantes já se familiarizem com a produção de vídeos, por meio do uso dos tablets adquiridos pelo Município para a educação, pois o trabalho de conclusão de curso é a apresentação de um curta-metragem”, explica a professora Cris Andrade.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV