Imagem da notícias

Salvador: Espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança faz curta temporada - LFTV

9 de maio de 2022

Montagem aborda importância da organização para empreender; em sessão gratuita no dia 13/05

O espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança chega a Salvador para curta temporada entre os dias 11 e 13 de maio, na Casa da Música, em Itapuã, e Teatro Gregório de Mattos. Originalmente realizado em lugares abertos, a montagem de São Paulo faz sua terceira turnê nacional e foi para os palcos dos teatros em razão da pandemia. A entrada é gratuita, tem interpretação em libras e programa em braille.

A peça aborda a importância do planejamento e organização no empreendedorismo, além dos desafios enfrentados por quem trabalha para si mesmo. O público poderá assistir à sessão no Teatro Gregório de Mattos, Centro, no dia 13/05, às 18h, com retirada do ingresso na bilheteria uma hora antes. Acontecem também três apresentações nos dias 11, às 19h30 e 12, às 10h e 15h, na Casa da Música, em Itapuã, para estudantes de escolas públicas e público geral da região. Além disso, o grupo oferece duas oficinas para o mesmo público nos dias 11 e 13 de maio.

Em Quem Prospera Sempre Alcança, Leonardo Cortez assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens. Patrocinado pela Visa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Governo Federal, a atual turnê passará por 15 cidades de oito Estados, num total de 45 apresentações gratuitas.

A diretora de produção Sonia Kavantan, da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, reforça a missão da peça junto à democratização do acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade a pessoas com deficiências físicas, auditivas e visuais.

“As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida a ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias”, explica Sabrina Sciama, diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil. “O patrocínio da peça é um de nossos compromissos para levar informação relevante de maneira gratuita para os empreendedores do país”.

O PROJETO

Quem Prospera Sempre Alcança é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez, um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana e que já demonstrou o pleno domínio da estrutura dialógica e da carpintaria teatral em textos como “Amor à vista”, “Pousada Refúgio”, “Rua do medo”, “Maldito benefício” e “Sala dos professores”.

Quem Prospera Sempre Alcança começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a apresentação que será feita no local. Eles fazem às vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo a partir de quatro histórias. A primeira história é a da própria companhia teatral. Na segunda, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade e na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.

A metalinguagem proposta por QUEM PROSPERA SEMPRE ALCANÇA incentiva o embarque do espectador em diferentes camadas: assim, o entendimento do fazer teatral e as necessidades imperativas para a criação de uma obra se intercalam com a diversão que abre caminhos para a plena absorção da parte conceitual do texto ligada à problemáticas contemporâneas: como se organizar, planejar, inventar e realizar o trabalho quando falta emprego, educação financeira.

E se no início da peça mostra a estrutura sendo revelada aos olhos do público, no decorrer embarcamos no jogo com o mergulho na pura convenção teatral. A partir do cenário montado, novos personagens surgem através do uso de acessórios e figurinos, numa sucessão de cenas com características de esquetes o que proporciona a absorção da obra inclusive para os transeuntes que estão de passagem pela rua ou que começaram a assistir a peça depois do seu início. Nesse momento do espetáculo, a música e a dança entram como elementos de linguagem cobrando dos atores, versatilidade, energia e multiplicidade de aptidões. Assim, a proposta do espetáculo se concretiza através do fascínio gerado pela sucessão de elementos surpreendentes que revigoram a atenção do público na medida em que o espetáculo se desenrola.

Sem didatismo e com muito humor

O autor e diretor Leonardo Cortez explica que Quem Prospera Sempre Alcança não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal. “O espetáculo é anterior a pandemia e devido ao cenário econômico já dialogava muito com o público. Agora, que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira pode ser um alerta para algumas armadilhas.”

A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. “Artisticamente, pesquisei sobre a linguagem teatral do espetáculo de rua, me debruçando sobre a obra de Dario Fo e os trabalhos da Cia. La Mínima”, acrescenta o autor e diretor. Leonardo conta ainda que o espetáculo pode ser apresentado na rua, em parques, escolas e até teatros e que em 2020, com a necessidade do isolamento social, foi feito de forma virtual.

Onze personagens

Os atores André Santos e Djair Guilherme dão vida a onze personagens diferentes. A cada cena, novos personagens são evocados pelos dois atores a partir do uso de figurinos e acessórios numa estética que remete ao circo.

André Santos conta que voltar às apresentações presenciais é muito prazeroso, pois dessa forma ele pode sentir a energia do público. “Voltar apresentar presencialmente o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança é voltar para um lugar de afeto, alegria e arte em estado puro. Seja na rua, na praça, em parques, escolas, a energia entre o público e a peça é uma energia criativa e empática”, explica. Para ele, a arte encontra atalhos e chega no destino final de qualquer forma.

Já Djair Guilherme acredita que estar de volta aos palcos possibilita olhar no olho das pessoas que estão na plateia e entender o que eles estão passando e sentindo. ”A gente fez o espetáculo em tantas circunstâncias diferentes, em tantos espaços que não o teatro, e as pessoas vinham conversar com a gente e dizer que estávamos contando a história de vida deles. A melhor coisa do mundo é poder ver a nossa gente dando risadas e se reerguendo. Vamos pra frente!”, acredita o ator.

Serviço:

QUEM PROSPERA SEMPRE ALCANÇA

Duração – 45 minutos (espetáculo)
Classificação livre.

Apresentação aberta ao público, com entrada gratuita:

Dia 13/05, às 18h
Teatro Gregório de Mattos – Praça Castro Alves, S/N, Salvador-BA

Retirada na bilheteria do teatro, 1 hora antes da apresentação

Apresentações para escolas públicas e comunidades de Itapuã e região:

Dia 11/05, às 19h30
Dia 12/05, às 10h e 15h

Centro Cultural Casa da Música
Largo Parque Metropolitano do Abaeté S/N (Itapuã S/N), Salvador, BA

Entrada por ordem de chegada

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV