Imagem da notícias

Saúde: Doação de sangue, serviços de saúde e social seguem até amanhã (8) em Lauro de Freitas - LFTV

8 de junho de 2022

Lívia Isejima foi a primeira pessoa a doar sangue, nesta terça-feira (7), no Hemóvel estacionado na sede da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), em Lauro de Freitas. O gesto de amor ao próximo da moradora do bairro de Ipitanga ocorreu durante a realização do Junho Solidário, evento promovido pela pasta voltada ao público feminino da Prefeitura Municipal, que segue até esta quarta-feira (8). Ações de saúde, beleza e cidadania também estão disponíveis para a população. 

“Eu faço doação desde os meus 17 anos. A primeira vez foi para meu pai e a partir disso nunca mais parei. É realmente um gesto de amor ao próximo, para alguém que você pode nem conhecer, mas que com a doação tem uma nova chance de lutar pela vida. Eu trabalho como motorista de aplicativo, tia do transporte, e sei dessa necessidade de doar. Então sempre que posso incentivo também outras pessoas a fazerem o mesmo”, disse Lívia que faz em média três doações de sangue por ano. 

Junto ao Hemóvel, a SPM organizou stands  na sede da secretaria com os seguintes serviços: balcão de oportunidades com cadastro de currículo; atualização do Cadastro Único (CADÚnico); testes rápidos para rastreio IST’s; orientação odontológica; fisioterapia; orientação nutricional com a Faculdade Uninassau; orientação sobre cursos no SENAI; oferta de cuidados com a beleza com o Instituto Avon; orientação sobre prevenção ao câncer de mama; e balcão de justiça da CEJUSC. 

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destacou a iniciativa do Junho Solidário que está em sua 2ª edição. “Pelo segundo ano, esta grande ação da SPM reúne serviços para atender a população, seja através do Hemóvel, das políticas sociais e de saúde. A Secretaria, que foi a primeira implantada no Brasil, tem um papel importante em nosso município, junto a Ronda Maria da Penha e o Centro de Referência Lélia Gonzáles. E aqui no evento destacamos o gesto de doar sangue, ato que salva tantas vidas”, exclamou. 

De acordo com Juçara Neves, secretária Municipal de Políticas para Mulheres, o projeto Junho Solidário está sendo realizado em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, dentro da campanha Junho Vermelho. “Embora nosso foco seja o público feminino, as ações sociais e de saúde estão disponíveis para toda a população. Homens e mulheres podem vir até a nossa sede e fazer a doação de sangue. Ano passado conseguimos coletar 187 bolsas e este ano a expectativa é de superar essa meta”, relatou.

Com 58 anos de idade e desempregada, Helenilsa Gomes aproveitou as ações do Junho Solidário para se cadastrar no banco de currículos da Casa do Trabalhador de Lauro de Freitas. “Estou buscando emprego, então toda oportunidade de nos colocar à disposição do mercado é válida. Eu já trabalhei como auxiliar de contabilidade, recepcionista e telefonista. Todos de carteira assina”, contou. A secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Lauro de Freitas está localizada na Rua Praia de Pajussara, em Vilas do Atlântico.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV