Imagem da notícias

Esporte: Bahia terá o primeiro Centro de Treinamento de surf do Norte-Nordeste - LFTV

14 de junho de 2022

A praia de Tiririca, município de Itararé, vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste do Brasil. Conhecida pelas belas praias e com ondas que podem chegar até três metros de altura, Itacaré é um dos locais preferidos dos surfistas brasileiros e que já foi palco de grandes competições de surf nacionais e também internacionais, como a realização de sete edições do Liga Mundial de Surf – WSL.

Com um investimento de R$ 583MIL, o CT contará com uma estrutura equipada com sala de simulação de surf e de fisioterapia, auditório, academia, local para guardar pranchas, além de um centro técnico para a realização de competições nacionais e internacionais.  A segunda etapa prevê, ainda, a construção de dormitório para atender as delegações de atletas de outras cidades.

Para a execução do projeto, o Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), firmou convênio com Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul- CDS-LS, para garantir o apoio financeiro da construção do equipamento esportivo.

Segundo o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, este será mais um importante equipamento esportivo anunciado pelo Governo do Estado nos últimos dois anos. “Neste período, obras para a melhoria da infraestrutura esportiva dos baianos estão sendo construídas e autorizadas pelo Governo do Estado num investimento estimado em 213, 7 milhões de reais. Ao todo, são 206 obras previstas, atendendo a 164 municípios baianos. Tenho certeza que, com a construção do Centro de Surf de Itacaré, a Bahia dará um importante salto para o surgimento de novos talentos em busca de um sonho olímpico no surf”, disse o diretor da autarquia do esporte.

Para Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf (FBSURF), “com o CT de Surf em Itacaré, o trabalho que será realizado desde o fomento até o alto rendimento com profissionais multidisciplinar, treinadores, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos vai garantir um apoio fundamental para o desenvolvimento dos nossos atletas”.
Segundo Marcelo, a ideia é atender atletas vindos de toda a Bahia, o que vai tornar o Centro de Surf referência para outros estados. “O CT de Surf vai servir tanto para o município como também para atletas de todo o Brasil que queiram fazer estágios e passar temporadas em um dos melhores picos de surf brasileiro. Em Itacaré, as praias proporcionam as melhores condições de surf da Bahia e do Nordeste”, garante.

Campeonato Baiano – O calendário baiano da modalidade será realizado a partir deste segundo semestre de 2022. Com apoio da Sudesb, a Federação Baiana de Surf vai realizar o Bahia Surf Festival 2022 que acontecerá em três etapas, em Salvador e nos municípios de Itacimirim e Imabssaí.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV