Imagem da notícias

Saúde: Primeiros socorros nas escolas e prevenção à violência obstétrica são aprovados na Câmara - LFTV

11 de maio de 2022

Os vereadores de Camaçari reafirmaram o compromisso com a criação de políticas públicas que garantam os direitos dos munícipes nas mais diferentes áreas de atuação da gestão municipal. Prova disso foi a aprovação em segundo turno de projetos de lei de autoria do Poder Legislativo durante a 10ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (10/05). Com as aprovações, os dois projetos seguem para a sanção do Poder Executivo.


Uma das matérias aprovadas foi o Projeto de Lei Nº 067/2021, que institui a obrigatoriedade dos estabelecimentos públicos e privados de ensino ou recreação infantil e fundamental, a realizarem capacitação interna do seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros.

De autoria do vereador Niltinho (PSDB), o projeto tem a finalidade de prevenir acidentes e atendimento rápido das crianças em situação de emergência até que o suporte médico especializado se torne possível. Segundo o parlamentar, a ideia é que o curso seja ministrado por profissional capacitado, a exemplo de membros do Corpo de Bombeiros, sendo diretamente aplicado para todos os professores e funcionários das unidades. “As ações de primeiros socorros visam uma rápida intervenção até o devido amparo médico, sendo de vital importância nos acidentes, tipo: engasgamentos, quedas, convulsões, paradas cardiorrespiratórias, descargas elétricas, afogamentos, cortes, queimaduras, dentre outras que podem receber auxílio direto por pessoas capacitadas”, explicou o parlamentar. Além disso, o projeto de lei também torna obrigatório que as unidades de ensino sejam devidamente equipadas com kits de primeiros socorros.

Já o Projeto de Lei No 002/2022 trata da implantação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no município de Camaçari e divulgação da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal. A matéria é de autoria da vereadora Professora Angélica (PP). O projeto prevê ainda a elaboração da Cartilha dos Direitos da Gestante e da Parturiente, propiciando a todas as mulheres as informações e esclarecimentos necessários para um atendimento hospitalar digno e humanizado, visando à erradicação da violência obstétrica. Além disso, os estabelecimentos hospitalares deverão expor cartazes informativos contendo as condutas corretas nesses casos, além de divulgar os órgãos e trâmites para a denúncia nos casos de violência de que trata a matéria.


Na defesa da matéria, a vereadora citou algumas pesquisas e dados referentes ao cenário de violência obstétrica. Segundo a vereadora, o parto e o nascimento de um filho são eventos marcantes na vida de uma mulher e que muitas vezes são lembrados como uma experiência traumática na qual a mulher se sentiu agredida, desrespeitada e violentada por aqueles que deveriam estar lhe prestando assistência. “Através do conhecimento, da informação e da luta coletiva é possível combater a violência obstétrica e garantir tratamento digno e humanizado para todas as mulheres”, finalizou a vereadora Professora Angélica.


A Câmara Municipal também iniciará o processo de tramitação, discussão e votação da proposta que trata da criação do Código Urbanístico e Ambiental do município. A Mensagem No 026, de autoria do Poder Executivo e que encaminhou o Projeto de Lei Complementar No 1067/2022, foi lida também durante a sessão. O PLC foi encaminhado para a análise das Comissões Legislativas.  

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV